UMA NOVA NR 12? ENTENDA A MUDANÇA - Guiton
Blog
Home Blog
UMA NOVA NR 12? ENTENDA A MUDANÇA
UMA NOVA NR 12? ENTENDA A MUDANÇA

A NR-12 foi criada pela lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977 e publicada pela portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978. Desde então, a norma permaneceu inalterada, sofrendo apenas algumas revisões. A última foi feita em 2010. Originalmente, a norma surgiu para regulamentar as demandas de segurança no trabalho com máquinas.

Agora, ela chega repaginada para atender novas necessidades de regulamentação de segurança em relação às novas tecnologias. De acordo com a publicação de setembro/2019 da revista CIPA, a norma foi atualizada para garantir eficiência com menos burocracia.

Acompanhe nosso blog post para entender a mudança e como ela pode afetar a sua empresa!

POR QUE MUDAR?
Conforme novas tecnologias foram sendo criadas e a inovação industrial atingiu patamares nunca imaginados, o trabalho nas máquinas como era feito na década de 70, época da publicação da norma, sofreu uma gigantesca revolução.

Para dar conta das transformações, a NR-12 precisou ser reescrita, pois mesmo suas últimas atualizações não deram conta de acompanhar o desenvolvimento do trabalho industrial.

VANTAGENS DA MUDANÇA
O texto da norma ficou menos técnico, isto é, está mais fácil de ler e apresenta uma retratação fiel ao parque industrial brasileiro atual, segundo o especialista em NR-12 José Amauri Martins, em publicação para a revista CIPA. Além disso, o novo texto se adapta à realidade atual do país em relação à extinção do Ministério do Trabalho e Emprego, facilitando o trabalho dos técnicos habilitados e responsáveis pelas análises de riscos e adequações de máquinas.

COMO SUA EMPRESA PODE SER AFETADA
A nova NR-12 tem como papel principal reduzir acidentes de trabalho e prejuízos financeiros que dificultam o desenvolvimento das empresas. Muitos documentos, antes obrigatórios, deixaram de ser exigidos. Por isso, é importante que a sua empresa se informe a respeito da nova norma e atenda aos seus requisitos para evitar multas e acidentes de trabalho.

Quer saber mais sobre a NR 12? Leia nosso artigo anterior sobre o tema! Até a próxima.

Outros artigos relacionados
CESTA AÉREA: CTE LIFT, por Jacques Iazdi #guestpost
Leia mais
COMUNICADO: COVID-19
Leia mais
REFORMA DE EQUIPAMENTOS: Vantagens e cuidados
Leia mais