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CESTA AÉREA: CTE LIFT, por Jacques Iazdi #guestpost

Hoje, nosso convidado, o especialista Jacques Chovghi Iazdi, da JC Iazdi Treinamentos e Consultorias, veio falar um pouco sobre as vantagens de trabalhar com a cesta aérea da CTE LIFT na sua empresa. Acompanhe!

Jacques também é instrutor na JC Iazdi Treinamentos e Consultorias e você pode saber mais sobre treinamentos acessando o site: http://www.jciazdi.com.br.

A cesta aérea não isolada da foto é uma CTE Lift ZED. Saiba mais sobre este produto clicando aqui.

Compartilhe esse blog post com seus colegas, nas redes sociais, para que mais pessoas saibam das vantagens de se ter uma cesta aérea CTE LIFT!

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COMUNICADO: COVID-19

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REFORMA DE EQUIPAMENTOS: Vantagens e cuidados

Você sabia? De acordo com o Anexo XII, da NR 12, e com NBR 16092, as cestas aéreas devem ser submetidas a três tipos de inspeções e ensaios de periodicidades definidas. O ideal é que o equipamento já seja fabricado conforme as normas ou que sejam realizadas as adaptações e adequações necessárias aos equipamentos.

As inspeções e o ensaios garantem que nenhum problema com o equipamento passe despercebido e possa ser reparado antes mesmo de apresentar risco de prejuízos humano e patrimonial. Outro ponto importante a ser destacado é que nem toda oficina de reparos pode realizar este tipo de manutenção.

Mas e quando o equipamento precisa de uma reforma?

O ideal é procurar o fabricante ou uma oficina especializada em equipamentos de trabalho em alturas e de elevação de pessoas que tenha pleno conhecimento das normas de segurança previstos na NR 12.

A Guiton oferece esse serviço! Nós atualizamos equipamentos de QUALQUER MARCA para atender às normas e realizamos a manutenção necessária para que o equipamento saia daqui como novo – custando muito menos!

Quer saber mais? Envie um e-mail para: vendas2@guiton.com.br

Só assim você está protegido e garantirá vida longa ao seu equipamento!

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ESSA PEQUENA DESATENÇÃO PODE CUSTAR CARO! Quer saber qual é? Acompanhe nosso artigo.

Nós, aqui no blog, sempre reiteramos a importância da manutenção preventiva. Mas esse não é o único cuidado que você deve tomar em relação à sua cesta aérea. Existe um risco tremendo num detalhe que para muitos é insignificante, porém pode custar vidas e meio prejuízo financeiro.

Em primeiro lugar, você deve sempre obedecer o período de manutenção preventiva que o fabricante especifica no manual do equipamento. E, ainda, levar sempre a uma oficina credenciada e autorizada a fazer a manutenção – afinal, oficinas sem experiência ou “mais baratas” podem fazer adaptações ilegais e render grandes multas, caso não respeitem a NR 12. Mais sobre as normas, leia essa matéria.

Agora, se você tem um equipamento ISOLADO e segue em trânsito com ele por aí sem a capa do cesto, CUIDADO! Você corre o risco de sofrer um prejuízo enorme! Sabe por quê? Transitar sem cobrir o cesto com a capa própria e corretamente faz com que o cesto perca o liner, isto é, o isolamento. Desta forma, ele se torna menos seguro, precisará de manutenção muito mais rápido e pode arriscar a vida do operador.

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DICAS RÁPIDAS DE MANUTENÇÃO: para não ter erro!

É fundamental considerar que os dispositivos de segurança também estão sujeitos a desgaste e deverão ser sempre verificadas as condições de limpeza, lubrificação e integridade do componente. Separamos algumas dicas rapidinhas para você realizar a manutenção do seu equipamento e evitar acidentes!

– Em condições normais de utilização, o ciclo de limpeza e lubrificação pode ter uma periodicidade mensal. Essa periodicidade deverá ser reduzida na presença de situações de uso ou ambiental mais severa do que o normal.

– Após a lavagem, lubrificar todos os componentes para restabelecer as condições corretas de deslizamento e verificar atentamente se não apresentam elementos deformados ou desgastados, caso contrário, será indispensável entrar em contato com uma oficina autorizada para efetuar a substituição.

– Não executar manutenção com a máquina em movimento.

– Desligar todos os motores e remover as chaves dos quadros de comandos do painel do veículo.

– Para as junções esféricas é aconselhável repetir a operação de engraxamento em diferentes posições da máquina. A ação de manutenção deve ser executada sempre com a máquina desligada e as chaves removidas dos quadros.

– Após ter executado qualquer tipo de controle ou manutenção, efetue a anotação dos resultados das operações no registro de controle encontrado ao final deste manual.

Seguindo essas dicas práticas, é possível identificar se seu equipamento precisa de uma checagem mais minuciosa. Continue nos seguindo nas mídias sociais e em nosso blog! Até a próxima!

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PRESTE ATENÇÃO! 3 ações PROIBIDAS que podem causar riscos e acidentes

Em todo manual de equipamento, que siga todas as normas estabelecidas pela legislação brasileira, são descritas todas ações permitidas e não permitidas pelo fabricante. Por isso, fique atento! Aqui vão três ações que são proibidas em equipamentos Guiton. Acompanhe com a gente!

NA HORA DE LAVAR
Durante a lavagem com jato de alta pressão, NÃO aponte o jato diretamente para as caixas de componentes elétricos. NÃO lave com detergentes agressivos químicos, gasolina ou semelhantes, nocivos para os detalhes de borracha, para os componentes plásticos e para as pinturas. É absolutamente proibido introduzir ferramentas, mãos, dedos, etc. nos furos presentes nos braços, sobre as polias e nas articulações.

PAUSAS E SUSPENSÕES DE TRABALHO
Nunca abandone a máquina sem vigilância, sem antes ter desligado o motor, bloqueado o quadro de comandos ao nível do solo e fechado novamente o compartimento da cabine do veículo. É recomendável, no caso de pausas ou suspensões de trabalho, colocar novamente ao nível do solo (na posição de transporte) a cesta aérea. É severamente proibido deixar a máquina aberta, por longos períodos, sem efetuar um controle diário do estado de manutenção dos vários componentes (válvulas, estabilizadores, nivelamento, etc)

SOBRECARGAS
ATENÇÃO às sobrecargas provenientes de cima ou provocadas pelo contato com estruturas externas! Antes de qualquer trabalho, avaliar bem todas as condições da área, do solo, dos volumes presentes, das condições de iluminação, da presença de ruídos, e da preparação do pessoal designado para o uso da máquina.

Siga esses passos e garanta uma operação segura! Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como esta. Compartilhe essa matéria e curta nossa página!
Nos vemos na próxima

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DICAS DE SEGURANÇA – Antes de operar

Para uma operação segura, é preciso seguir alguns cuidados antes mesmo de se colocar em altura. Neste artigo, iremos dar algumas dicas rápidas do que fazer antes de começar a operação em alturas. Acompanhe e compartilhe a matéria com seus colegas!

NÃO IGNORE AS VERIFICAÇÕES DIÁRIAS
Efetue as verificações diárias de manutenção de acordo com o manual do fabricante do equipamento. Não pule esta etapa, pois uma verificação rápida pode detectar vários problemas. O ideal é fazer isso antes de se colocar em altura para evitar panes e acidentes.

VERIFIQUE OS EPIs
Utilize sempre os capacetes de proteção e as roupas aprovadas para fins de prevenção de acidentes (verifique a legislação a respeito). Utilize SEMPRE os cintos de segurança! Não brinque com a sua vida.

INVISTA EM TREINAMENTO
É preciso ter certeza de que todos os operadores tenham conhecimento das normas de uso e manutenção dos equipamentos. Operadores mal preparados podem cometer erros e realizar adaptações não autorizadas no equipamento, o que pode causar perda patrimonial e de vidas.

A Guiton tem como prioridade promover segurança. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como esta. Compartilhe essa matéria e curta nossa página!
Nos vemos na próxima.

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UMA NOVA NR 12? ENTENDA A MUDANÇA

A NR-12 foi criada pela lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977 e publicada pela portaria nº 3.214 de 8 de junho de 1978. Desde então, a norma permaneceu inalterada, sofrendo apenas algumas revisões. A última foi feita em 2010. Originalmente, a norma surgiu para regulamentar as demandas de segurança no trabalho com máquinas.

Agora, ela chega repaginada para atender novas necessidades de regulamentação de segurança em relação às novas tecnologias. De acordo com a publicação de setembro/2019 da revista CIPA, a norma foi atualizada para garantir eficiência com menos burocracia.

Acompanhe nosso blog post para entender a mudança e como ela pode afetar a sua empresa!

POR QUE MUDAR?
Conforme novas tecnologias foram sendo criadas e a inovação industrial atingiu patamares nunca imaginados, o trabalho nas máquinas como era feito na década de 70, época da publicação da norma, sofreu uma gigantesca revolução.

Para dar conta das transformações, a NR-12 precisou ser reescrita, pois mesmo suas últimas atualizações não deram conta de acompanhar o desenvolvimento do trabalho industrial.

VANTAGENS DA MUDANÇA
O texto da norma ficou menos técnico, isto é, está mais fácil de ler e apresenta uma retratação fiel ao parque industrial brasileiro atual, segundo o especialista em NR-12 José Amauri Martins, em publicação para a revista CIPA. Além disso, o novo texto se adapta à realidade atual do país em relação à extinção do Ministério do Trabalho e Emprego, facilitando o trabalho dos técnicos habilitados e responsáveis pelas análises de riscos e adequações de máquinas.

COMO SUA EMPRESA PODE SER AFETADA
A nova NR-12 tem como papel principal reduzir acidentes de trabalho e prejuízos financeiros que dificultam o desenvolvimento das empresas. Muitos documentos, antes obrigatórios, deixaram de ser exigidos. Por isso, é importante que a sua empresa se informe a respeito da nova norma e atenda aos seus requisitos para evitar multas e acidentes de trabalho.

Quer saber mais sobre a NR 12? Leia nosso artigo anterior sobre o tema! Até a próxima.

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MANUTENÇÃO PERIÓDICA NO SEU EQUIPAMENTO AÉREO: um investimento!

Plataformas aéreas exigem manutenção de rotina, também chamadas de preventivas, periodicamente. Muitas vezes, são serviços simples como troca de óleo, aperto de parafusos, ajustes em peças e componentes.

O problema está em enxergar essa manutenção como supérflua ou desnecessária. Por conta disso, o equipamento sofre desgaste maior e pode, inclusive, quebrar e causar acidentes.

Sim, um simples parafuso sem apertar pode causar um prejuízo enorme!

ADAPTAÇÕES IRREGULARES
Plataformas aéreas são equipamentos robustos e que devem oferecer segurança ao operador. Desta forma, toda e qualquer adaptação deve ser feita pelo fabricante ou por uma oficina autorizada. Se você acha que vai economizar fazendo uma “pequena” adaptação irregular, engana-se! Você pode sofrer perdas patrimoniais e humanas. Acidentes com equipamentos aéreos são incomuns, porém quando acontecem, a maioria é por falta de manutenção ou pela famosa “gambiarra”. Ao “economizar” centenas de reais, num acidente, você pode ter que desembolsar um equipamento inteiro novo. E o mais grave é que estará arriscando vidas!

APERTE O PARAFUSO
Tão importante quanto atentar-se às manutenções periódicas previstas na norma da ABNT (NR 12, Anexo XII) é realizar o aperto dos parafusos em seu equipamento dentro do prazo determinado. São inúmeros os problemas que um parafuso solto pode causar, como: lançamento de objetos, o cesto pode se soltar e cair, o comando pode sair do lugar, vazamento de óleo, sapatas estabilizadoras podem se romper e etc. Falamos sobre como fazer esse tipo de manutenção aqui.

NÃO USAR A LANÇA COMO APOIO
As lanças dos equipamentos aéreos suportam o peso especificado pelo fabricante. Por isso, não use a lança como apoio para materiais e outros equipamentos! Pode ser que não haja o rompimento naquele momento, mas o sistema todo pode ser comprometido, o equipamento pode tombar e causar perdas humanas.

Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter no site http://www.guiton.com.br. Nós vemos na próxima!

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